Dicas e Utilidades

 

Truques para ajudar você a definir melhor suas buscas

Felizmente, há alguns truques para ajudar você a definir melhor suas buscas, de modo que consiga as informações desejadas em menos tempo. Eis as cinco "práticas recomendadas para mecanismos de busca" para você experimentar na sua próxima pesquisa.

1. Use aspas para localizar uma frase específica
Para achar uma frase inteira em uma pesquisa, coloque os termos entre aspas (“ ”). Por exemplo, a pesquisa por manteiga maçãs laranja irá mostrar resultados contendo quaisquer menções a essas palavras, enquanto que “manteiga maçãs laranja” mostra apenas os resultados em que essas palavras aparecem juntas e nessa ordem, seja no título, no URL do site ou nas palavras-chave do documento.

2. Use + ou – para pesquisas mais específicas
Adicionar o sinal de mais (+) ou a palavra AND (E) antes de uma palavra fará com que ela esteja em todos os resultados das pesquisas. Da mesma forma, o sinal de menos (-) ou a palavra NOT (NÃO) antes de uma palavra fará com que ela não apareça nos resultados da pesquisa.

3. Descreva o que você quer com o mínimo possível de palavras
Geralmente, quanto mais palavras usar em uma pesquisa, mais resultados terá. Mas isso não significa que você necessariamente terá resultados mais úteis. Então, começar com menos palavras ajuda a manter o foco em suas pesquisas. E, mesmo que não encontre o que está procurando, os resultados provavelmente darão uma boa ideia de que palavras serão necessárias para refinar os resultados, ao se pesquisar de novo.

4. Use as opções avançadas do mecanismo de pesquisa
Muitos mecanismos de pesquisa oferecem a opção de fazer uma Pesquisa Avançada. Você pode filtrar os resultados por data, idioma ou outros critérios. A pesquisa avançada também torna mais rápido e fácil pesquisar por termos específicos (como descrito acima). Você pode até fazer pesquisas em sites específicos.

5. Pare de pesquisar e assine alertas
Caso procure frequentemente os mesmos termos para localizar novas informações, você poderá economizar tempo assinando alertas. Por exemplo, caso procure notícias sobre seu time favorito com frequência, o Google Alerts (https://www.google.com/alerts) lhe enviará atualizações diárias, semanais ou "quando acontecerem" por email. Outra opção: O novo mecanismo de busca da Microsoft, o Bing (https://www.bing.com/), oferece RSS feeds para os resultados de pesquisas na web que você pode assinar com qualquer leitor de feeds. Basta adicionar “&format=rss” (sem as aspas) a qualquer URL de pesquisa do Bing para convertê-lo em um feed.

Além dessas dicas, é uma boa ideia explorar os recursos e as funcionalidades de diferentes mecanismos de pesquisa, para ver qual é o melhor para suas necessidades e preferências. Além do famoso Google, há o Bing, o Ask e o Dogpile(https://www.dogpile.com/), só para citar alguns. Boa pesquisa!