SAIBA O QUE É LER E DORT E COMO EVITAR

04/06/2010 11:04

LER/DORT

Dá-se o nome de LER ao conjunto de doencas causadas por esforço repetitivo. A LER envolve tenossinovite, tendenite, bursite e outras doenças. Embora conhecida há mais de 100 anos as LER tornaram-se, a partir da década de 1990, muito freqüentes devido ao advento da informática e dos computadores.
 
A LER também é conhecida como lesão por trauma cumulativo.
Muitos estudiosos e instituições já preferem chamar as LER de DORT-doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho. AS LER/DORT podem ser causadas por eforço repetitivo devido a má postura, stress ou trabalho excessivo. Também certos espotes se praticados intensivamente podem causar LER. 
  • Estabeleça pausas. Embora não exista um cálculo preciso acerca do tempo necessário, tente se dar uma pausa de 5 a 10min a cada 1 hora sentado. Aproveite para levantar-se, caminhar um pouco, se possível alongando braços, pernas e pescoço.
  • Algumas empresas oferecem aos seus funcionários pausas para ginástica laboral, que consiste na realização de exercícios físicos no ambiente de trabalho que buscam evitar tais problemas ocupacionais relacionados ao esforço repetitivo. A Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – possui uma página especialmente dedicada ao assunto, mostrando uma série de exercícios que podem ser realizados no seu dia-a-dia.
  •  
  • Voltar